Dicas e Curiosidades
Após cozinhar o feijão você notar que não vai utilizar tudo, basta guardá-lo em um pote hermeticamente fechado e levar ao congelador. Porém procure deixar para temperá-lo apenas no momento em que for cozinhá-lo novamente para consumir, ok? Dessa forma os sabores do tempero ficarão mais apurados e, com certeza, seu feijão ficará muito mais saboroso.
Para garantir que seu feijão fique saboroso e com um gostinho marcante dos temperos, é recomendado temperá-lo após ele estar cozido. É bem provável que, na hora de temperar, você deva recorrer ao clássico refogado de cebola e alho para, então, colocar o feijão para terminar de cozinhar. Mas que tal dar uma variada? Para deixar seu feijão ainda mais gostoso, você pode refogar pedacinhos de calabresa ou de paio junto com a cebola e o alho. Quer deixar ainda mais gostoso? Frite pedacinhos de bacon, escorra bem e sirva por cima do feijão — também vale cheiro-verde e outras ervas frescas!
Colocar água na feijão pra render pra todo mundo sempre vai ser uma boa ideia! Mas cá entre nós: ninguém resiste a um feijão com um caldinho grosso e temperadinho, né? Para conseguir isso há uma dica bem simples! Basta tirar um pouco (cerca de uma concha) do feijão já cozido, amassar bem os grãos e, em seguida, devolvê-lo à panela. Isso ajudará a dar uma encorpada no caldo, deixando-o mais consistente.
Essa também pode ser uma dúvida bem comum na hora de cozinhar o feijão. Afinal, a intenção ao cozinhá-lo é deixá-lo macio e saboroso para ser consumido — e não desmanchando ou duro demais. Sendo assim, procure seguir a proporção de 1 xícara (chá) de feijão para 2 xícaras (chá) de água. Quanto ao tempo de cozimento, se você deixou os grãos de molho, ele tende a reduzir — algo que também ocorre se você cozinhar o feijão na panela de pressão.
É bem provável que você já se indagou sobre se é realmente necessário deixar os grãos crus de molho antes de prepará-los. E a resposta é: sim, é recomendável. Assim como as lentilhas e ervilhas, o feijão, se não for colocado de molho durante um longo período, pode causar indigestão e gases quando ingerido. Isso porque o ingrediente tem substâncias que não conseguem ser digeridas no nosso estômago, mas que são fermentadas no nosso organismo por bactérias, resultando na formação de gases.